BRANQUEAMENTO DENTÁRIO
Cuidado com os anúncios e técnicas que prometem "sorrisos de Hollywood".
Antes de fazer um branqueamento dentário, fale com o seu dentista para branquear os seus dentes de forma correta e segura.
Antes de fazer um branqueamento dentário, fale com o seu dentista para branquear os seus dentes de forma correta e segura.
O dente é formado pela coroa (parte visível que está acima da gengiva) e pela raiz (parte que não se vê e que está abaixo da gengiva). A coroa é formada por um núcleo de dentina recoberta por um tecido chamado esmalte.
A raiz é formada por um núcleo de dentina recoberta por um tecido chamado cemento.
A raiz é formada por um núcleo de dentina recoberta por um tecido chamado cemento.
A cor de um dente depende da tonalidade da dentina e da transparência e capacidade de refração da luz do esmalte. Os dentes vão-se escurecendo (escurecimento fisiológico) através da infiltração de substâncias corantes através do esmalte poroso (ex. fumo do tabaco, café, chá, sobretudo o chá preto, algumas bebidas e comidas).
COMO CLAREAR OS DENTES
O clareamento ou branqueamento dentário consiste em métodos que permitem branquear ou clarear os dentes, podendo o tratamento ser efetuado em casa ou no consultório. Trata-se de um procedimento que procura restabelecer ou promover a brancura dos dentes, sem implicar qualquer desgaste da superfície dos mesmos.
Como deixar os dentes brancos, mas de uma forma segura e sem correr riscos desnecessários é o que iremos abordar ao longo deste artigo, pois como veremos, existem muitos produtos por vezes aconselhados em blogs na Internet para efetuar clareamentos em casa que podem ser potencialmente perigosos para a saúde dos seus dentes.
Existem alguns métodos capazes de deixar os dentes brancos, ou pelo menos mais claros, mas se efetuados com negligência podem ter consequências negativas, tanto a nível dentário como gengival. Daí que a seleção de determinado produto para branqueamento dentário ao nível clínico tem vindo cada vez mais a obedecer a critérios rigorosos, devendo também haver cuidados na sua utilização.
O clareamento ou branqueamento dentário é mais seguro, rápido e eficiente se feito na clínica ou consultório com o médico dentista, como veremos adiante com detalhe. Já relativamente a métodos caseiros, podem também apresentar resultados positivos. Contudo, a sua utilização, apesar de aparentemente ser menos agressiva, requer igualmente cuidados específicos, pois não estão de igual forma isentos de efeitos nocivos ou indesejáveis para os dentes e gengivas, devendo ser considerados apenas aqueles que são de uso clínico.
De referir que os produtos de branqueamento não produzem qualquer efeito sobre qualquer tipo de material restaurador, nomeadamente restaurações com resina composta (compósito), coroas, pivots e afins.
Veja mais informação nos diferentes tipos de clareamento ou branqueamento dentário (no consultório e em casa) e nos perigos de alguns produtos com efeitos branqueadores.
Morada
Avenida O Século, Urbanização do Pomar, Lote 32, 2135-231 Samora Correia
Avenida O Século, Urbanização do Pomar, Lote 32, 2135-231 Samora Correia
E-Mail: [email protected]
Horário
2ª - 6ª: 9am - 19pm Sáb: 09am - 13pm |
Telefone
263 65 86 73 |
Marcações
91 484 58 00 |
Urgências
91 375 74 39 |
« Chamada para a rede fixa nacional e chamada para a rede móvel nacional »